16.02.2024

Presidente da CDL Manaus participa do lançamento da nova registradora de recebíveis e ativos financeiros SPC Grafeno

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) prestigiou na noite do dia 31 de janeiro o lançamento do SPC Grafeno uma joint-venture entre a SPC Brasil e a Grafeno que oferece acompanhamento e análise de dados de crédito.

O evento, realizado na Vila Olímpica em São Paulo (SP), foi fechado para um grupo de convidados composto de representantes de empresas e ERPs que buscam automação e acesso a crédito, de bancos e instituições financeiras, de investidores e fundos de crédito e de startups e fintechs de meios de pagamento e crédito. O evento marcou, com a parceria entre as duas empresas, o lançamento de uma solução digital para a obtenção de crédito para empresas.

A integração entre as duas empresas e seus sistemas permitirá a conexão (feita pela Nexxera) das notas fiscais desde a sua emissão dentro de qualquer ERP com a oferta de crédito final, sendo automaticamente registradas pelo sistema da SPC Grafeno e disponibilizadas para consulta. Então, duplicatas digitais podem ser tokenizadas e ofertadas a investidores.

"Precisamos utilizar o melhor da tecnologia a favor do desenvolvimento das empresas e isso passa por tornarmos o crédito algo simples e consciente. Nosso objetivo é oferecer essa solução a todos que querem ofertar crédito de forma rápida e segura em suas empresas, plataformas ou ERPs", explica Edson Silva, Presidente e um dos fundadores da Nexxera, sobre o objetivo principal da parceria.

Durante o evento, Edson fez uma demonstração do processo de criação, emissão e registro de uma nota fiscal até a disponibilização para a obtenção de crédito, mostrando aos convidados o tempo total do processo (2 minutos) e a redução nos riscos que é possível com a integração das soluções. Entre os convidados do evento, estavam representantes de empresas como a AWS-Amazon e Amfi e investidores de fundos multicedentes.

No evento, os representantes das duas empresas enfatizaram que a parceria tem também como foco a segurança das operações de crédito, além da aceleração desses processos. A Nexxera anunciou que está desenvolvendo o Xcore ID, um score de crédito baseado nas operações dos clientes com todos os seus bancos, para dar mais transparência às movimentações financeiras.

"A sustentabilidade financeira e o crescimento econômico passam por soluções de crédito mais racionais e inteligentes. Esse mercado como um todo está passando por muitas transformações e o nome do jogo é colaboração e ecossistema. É preciso combinar as melhores soluções que fazem sentido para cada tipo de negócio e necessidade", acrescenta Edson.