16.02.2024

Desembargador Jomar Fernandes assume a presidência do Colégio de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, em Brasília

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL Manaus), Ralph Assayag, prestigiou, no dia 29 de janeiro, a solenidade de posse dos novos dirigentes do Colégio de Corregedores do Brasil (CCOGE) que empossou o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, como o presidente do colegiado.

O evento aconteceu no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), em Brasília.

Na ocasião, corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, foi empossado como presidente do CCOGE e se tornou o primeiro amazonense a assumir o principal cargo do colegiado nacional de corregedores, fundado em 1994.

O mandando possuiu duração de um ano (2024) com possibilidade de recondução uma única vez para o mesmo período.

A eleição aconteceu no dia 8 de janeiro e, por unanimidade, tornou eleito o desembargador Jomar Fernandes, durante assembleia geral virtual que reuniu representes de diferentes regiões do Brasil para eleger a nova comissão executiva do CCOGE do ano de 2024.

Após cerimônia, a sede administrativa do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil foi transferida para a capital do Estado do Amazonas, onde, o desembargador Jomar Fernandes atua.

O principal objetivo do CCOGE é aprimorar os serviços do poder judicial de 1º grau e do extrajudicial em território nacional. As diretrizes do colegiado é padronizar métodos e critérios administrativos, incentivar intercâmbio de boas práticas, estudo e compartilhamento de conhecimento referente a temas relacionados à atividade correcional da Justiça Brasileira.

Conheça trajetória do novo presidente

O desembargador Jomar Fernandes é natural de Manaus, Amazonas, estudou Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), especializou-se em Direito do Estado pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro.

Em 1986, ingressou no magistério amazonense, após 30 anos, foi promovido para assumir a função de desembargador pelo critério de antiguidade, em 2016.

Em janeiro de 2023, foi nomeado ao cargo de corregedor-geral de Justiça do Amazonas por um mandato de dois anos (2023-2024). Naquele mesmo ano, Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça (FFN) e preside a Comissão Organizadora do Concurso da Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Conheça trajetória do novo presidente