05.06.2023

Fogás inaugura a 1ª fábrica de botija de gás do AM

No dia 1º de maio, o Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion, esteve presente na inauguração da fábrica de botijas de gás Gasônia, localizada na Vila Buriti. O evento contou com a participação de autoridades e empresários do setor industrial, comercial e de serviços. Dentre os presentes estavam Diretor da CDL Manaus, Allan Bandeira de Melo; Vice-presidente e Diretor da FCDL-AM, Marcelo Peixoto e Saulo Marques. Além do Presidente e o Vice- -presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Jorge Lima e Bruno Pinheiro; do Presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), Antônio Silva; do Presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Luiz Augusto Rocha; do deputado estadual Serafi m Corrêa e do Superintendente da Zona Franca de Manaus, Marcelo Pinheiro.

Durante o evento, o empresário Jaime Benchimol, Presidente da Fogás e anfi - trião da inauguração, ressaltou a importância dessa iniciativa, ao mesmo tempo em que mencionou as difi culdades burocráticas enfrentadas por aqueles que precisam lidar com as formalidades do poder público. Ele expressou sua gratidão pelo apoio das entidades, órgãos governamentais, fornecedores e apoiadores, destacando o compromisso com o desenvolvimento regional. Jaime também enfatizou uma novidade signifi cativa no processo produtivo: a redução de 32% no peso das botijas de 13 quilos, o que as torna mais seguras para transporte e manuseio doméstico. Com esse avanço, a Benchimol conquistou o reconhecimento como fornecedora qualifi cada de botijões de gás para a população. Ele reiterou o compromisso e a responsabilidade da empresa em garantir a segurança no transporte e no manuseio doméstico desses produtos na região amazônica.

Em sua fala, o diretor comercial da Fogás, José Benchimol, fez uma explanação detalhada sobre o empreendimento, ressaltando que, devido às burocracias envolvidas, a construção da fábrica levou mais de um ano para ser concluída. Ele destacou as difi culdades enfrentadas no cenário brasileiro, bem como as viagens e negociações realizadas nas fábricas de máquinas. José enfatizou que a fábrica Gasônia é a primeira do tipo na região, representando um marco na história da família Benchimol, que está presente na Amazônia desde o início do século XX, quando Israel Benchimol e sua esposa Nina Siqueira chegaram à região, considerada por muitos como a nova Terra Prometida.