Not?cias

voltar
05.06.2023

1º BIS celebra o Dia da Infantaria com formatura e homenagens ao patrono da arma

Compartilhe: WhatsApp

No dia 24 de maio, o Exército Brasileiro comemorou o Dia da Infantaria, conhecida como a "Rainha das Armas", em uma solene formatura militar realizada pelo 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) (1° BIS). O evento foi marcado por homenagens ao patrono da Infantaria e contou com a presença de autoridades militares e civis de destaque.

 

A cerimônia, que ressaltou a importância da Infantaria na capacidade de combate, proteção e defesa do país, contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, Gen Ex Costa Neves, o Comandante da 12ª Região Militar, Gen Div Carlos André Leite, o chefe do Estado-Maior do CMA, Gen Bda General Washington Triani, o Chefe do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do CMA, Gen Bda Pimentel, o Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, Gen Bda Brion, o Comandante do 1º BIS, Cel Rech, o Secretário de Estado Chefe da Casa Militar, coronel Fabiano Bó, o General Algacir Polsin e o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho 11ª R, desembargador Audaliphal Hildebrando, entre outras autoridades.

 

A data de 24 de maio foi escolhida para celebrar a Arma de Infantaria em homenagem ao aniversário de seu patrono, o Brigadeiro Antônio de Sampaio. O Brigadeiro foi morto durante a batalha campal de Tuiuti, travada na América do Sul, exatamente no dia de seu aniversário. Para honrar o patrono, um busto de Sampaio foi colocado em local de destaque na formatura.

 

Durante a cerimônia, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e militares do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) representaram os diferentes tipos de infantaria, como selva, polícia do Exército, caatinga, aeromóvel, infantaria blindada, de montanha e pára-quedista. Em um gesto reverente, os generais da infantaria colocaram um arco de flores no busto de Sampaio, seguidos pelos comandantes de outras Organizações Militares infantes, que prestaram continência ao patrono. O Comandante Militar da Amazônia também realizou a leitura da Ordem do Dia, assinada pelo Comandante do Exército, Gen Ex Tomás.

 

Mais de 350 militares participaram da formatura, incluindo tropas do 1º BIS, da Companhia do CMA, da 12ª Região Militar, do 7º Batalhão de Polícia do Exército, além de tropas da Marinha e da Força Aérea. Durante o evento, foi feita uma oração pelo guerreiro de Selva, proferida pelo 3º Sgt Pascoal, guerreiro número 6869. Para marcar a ocasião, tiros de festim foram disparados em homenagem à infantaria.

 

A integração com a sociedade também foi destacada durante a formatura, com a participação de militares infantes que serviram no 1º BIS. As turmas de 1971, 1972, 1973 e 1993 marcaram presença, especialmente a turma de 1993, que completou 30 anos de formação este ano.

 

A presença da família militar também foi notável, com destaque para o Gen Muzzi, também Infante, que recebeu os cadetes da AMAN ao lado do Gen Costa Neves, proporcionando um momento de troca de conhecimento e exaltação do serviço no Exército Brasileiro.

 

A formatura militar em celebração ao Dia da Infantaria reforçou a importância e o papel fundamental desempenhado pela arma na defesa e proteção do país. A solenidade, que contou com a presença de autoridades e homenagens emocionantes, destacou a coesão e o orgulho dos militares infantes em servir ao Exército Brasileiro.

 

O Exército Brasileiro comemora todo dia 24 de maio, o Dia da Infantaria, a “Rainha das Armas”. Em celebração à data, o 1° Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) (1° BIS) realizou uma formatura militar exaltando a infantaria e seu patrono. Na cerimônia estavam presentes o Comandante Militar da Amazônia, Gen Ex Costa Neves; o Comandante da 12ª Região Militar, Gen Div arlos André Leite; o chefe do Estado-Maior do CMA, Gen Bda General Washington Triani; o Chefe do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do CMA, Gen Bda Pimentel; o Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, Gen Bda Brion; o Comandante do 1º BIS, Cel Rech, o Secretário de Estado Chefe da Casa Militar, coronel Fabiano BÓ, o General Algacir Polsin; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho 11ª R, desembargador Audaliphal Hildebrando; entre outras autoridades militares e civis.

 

A Arma de Infantaria é comemorada no dia 24 de maio em homenagem ao aniversário de seu patrono, o Brigadeiro Antônio de Sampaio, morto no dia do próprio aniversário, durante a batalha campal de Tuiuti, travada na América do Sul. A importância desta arma reside na capacidade de combate, proteção e defesa do País.

 

O busto do patrono Sampaio foi colocado em local de destaque na formatura, onde cadetes da AMAN e militares do NPOR fizeram sua guarda representando os tipos de infantaria: selva, polícia do Exército, caatinga, aeromóvel, infantaria blindada, de montanha e pára-quedista.

Seguindo o protocolo, os generais da arma de infantaria, em reverência, colocaram um arco de flores no busto de Sampaio, acompanhados dos comandantes de Organizações Militares também infantes, e todos prestaram continência ao patrono. O Comandante Militar da Amazônia também fez a leitura da Ordem do Dia, assinada pelo Comandante do Exército, Gen Ex Tomás.

 

 

Mais de 350 militares entraram em forma e integraram as tropas militares do 1º BIS, da Cia do CMA, da 12ª RM, do 7º BPE, e ainda tropas da Marinha e da Força Aérea. Cultuando o espírito da Amazônia, a oração do guerreiro de Selva foi proferida pelo 3ºSgt Pascoal, guerreiro número 6869. Durante a formatura e o desfile em continência ao Comandante Militar da Amazônia foram prestadas homenagens também a infantaria com tiros de festim.

 

Integração com a sociedade

A integração com a sociedade também foi destacada durante a formatura, com a participação de militares infantes que serviram no 1º BIS. As turmas de 1971, 1972, 1973 e 1993 marcaram presença, especialmente a turma de 1993, que completou 30 anos de formação este ano.

 

Patrono

 

A data de 24 de maio foi escolhida para celebrar a Arma de Infantaria em homenagem ao aniversário de seu patrono, o Brigadeiro Antônio de Sampaio. O Brigadeiro foi morto durante a batalha campal de Tuiuti, travada na América do Sul, exatamente no dia de seu aniversário. Sampaio passou por diversos cargos no Exército, foi de alferes a brigadeiro, e por ter dedicado toda sua vida a Infantaria, em 1940, foi declarado o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

 

Newsletter

Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015