Notícias

voltar
01.10.2018

Dia das Crianças deve aumentar em 1,9% as vendas no comércio, aponta CDL Manaus

Compartilhe: WhatsApp

Comemorado no dia 12 de outubro, o comércio de Manaus projeta um aumento de até 1,9% nas vendas para o Dia das Crianças deste ano. De acordo com o levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), que entrevistou 600 pessoas na capital do Amazonas, o ticket médio que os pais pretendem gastar com os filhos é de R$ 98,50, resultando em uma bruta de R$ 43,8 milhões.

Dados da pesquisa apontam que, 22,6% dos entrevistados pretendem comprar itens do vestuário como presente para as crianças, em seguida, estão as bonecas (21,4%), bicicleta (14,8%), carro com/sem controle remoto (9,6%), e vídeo game (6%). Estes também foram os cinco itens no topo da lista de intenção de compras dos entrevistados no ano passado.

A CDL Manaus também ouviu as crianças sobre o que desejam ganhar e 19,8% pretendem ganhar bicicletas; 14,8% pretendem ganhar vídeo game; 12,9% pretendem ganhar celular/smartphone; 14,9% pretendem ganhar bonecas; e 15,3% pretendem ganhar tablet.

Sobre a forma que pretendem realizar o pagamento dos presentes, a amostra aponta que 60,1% vão realizar suas compras a dinheiro, 24,6% no cartão de credito, 7,4% no cartão de débito, 6,5% no cartão de loja, 1,2% no crediário/carnê e 0,3% com cheque à vista.

O estudo apontou também que as mulheres estarão mais dispostas a presentear. O número das que vão participar nas aquisições para este dia corresponde a 62,5%. Já os homens do total dos entrevistados 49,2% pretendem presentear no Dia das Crianças.

Dos entrevistados, 48,2% vão fazer suas compras no Centro da Cidade; 29,3% vão fazer suas compras no Comércio de Bairros em que moram; 20,1% vão fazer suas compras nos Shoppings; 0,9% vão fazer suas compras em supermercados e 0,8% em camelôs.

Esses números demonstram que o comércio tradicional da cidade, ainda é muito forte, e detém a preferência da maioria dos consumidores de Manaus. Outra característica é o papel que os Shoppings têm demonstrado, evoluindo como centro comercial muito dinâmico e, ainda, a presente forte dos comércio de bairros.

Dos entrevistados*

A CDL Manaus identificou ainda por classe social o que os entrevistados pretendem dar de presente. A classe A pretende comprar bonecas (29,4%); itens de vestuário (15%); tablet/celular (14%); e bicicleta (14%). Na classe B, 22,9% pretendem comprar itens de vestuário; seguido de boneca (18,2%); bicicleta (11,4%); e tablet/celular (11%). Na classe C, aparece itens e vestuário (20,6%); boneca (20,2%); bicicleta (11,1%); e carro com/sem controle remoto (9,9%). Na classe D/E os itens são: vestuário (23,3%); bicicleta (20%); Bonecas (13,5%); e carro com/sem controle remoto (13,1%).

A pesquisa também identificou a idade dos entrevistados conforme os presentes que pretendem comprar. Os entrevistados de 15 a 24 anos pretendem comprar boneca (20,8%); vestuário (19,3%); e carro com/sem controle remoto (14,5%). Dos que têm entre 25 a 44 anos, 18,7% pretendem dar itens de vestuário; seguido de boneca (17,8%); e bicicleta/velocípede (9,6%).

Dos entrevistados, 39,45% irão presentear enteados com vestuário, 33,45% os netos (vestuário); 31,98% os primos (vestuário); 29,6% as sobrinhas (boneca); 28,8% os afilhados (vestuário); 28,4% filho de amigo/parente (bicicleta); 18,38% os filhos (vestuário), e ainda, 16,16% os irmãos (também com vestuário). 

 

Veja a pesquisa na íntegra: https://bit.ly/2NWdoXC

 

Agência CDL 

 

 

 

 

 

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015