Not?cias

voltar
20.09.2016

Comércio e Indústria voltam a contratar

Compartilhe: WhatsApp

Dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgou crescimento quanto as contratações no segmento do Comércio e Indústria em julho na capital. No setor industrial, foram registrados 2.665 contratos e 2.392 demissões, resultando em saldo positivo de 273 postos de trabalho. Já no comércio, o saldo foi positivo em 308 postos, sendo 2.612 pessoas contratadas contra 2.304 demitidas. O comércio varejista foi o que mais contratou (1.924) e o que mais demitiu também (176) neste mesmo período.

 

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas De Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, esse saldo positivo nas contratações se deu pelo lançamento de um novo empreendimento comercial em Manaus. “Tivemos a inauguração de mais um shopping na cidade, o que, com certeza ajudou nas contratações. Desde junho foram quinhentos novos contratos para atuar nesse empreendimento, o que ajudou a estabilizar o número de demissões e a probabilidade é de crescimento, tanto para o comércio quanto para a abertura de novos postos de trabalho até o final do ano”, ressaltou Assayag.

 

O setor da construção civil fechou o mês de julho com saldo negativo em menos 53 postos de trabalho, registrando 1.237 admissões contra 1.290 demissões.

 

Para o presidente do Sindicato das indústrias da Construção Civil do Amazonas (Sinduscom/AM), Frank do Carmo, o resultado negativo no setor é reflexo dos términos de obras em alguns empreendimentos. “Esse ciclo se explica pelo término de obra nos empreendimentos, como não dá para realocar a mão de obra em outro local, muitos trabalhadores são demitidos. Essa é uma diferença pequena para um setor em outro local, muitos trabalhadores são demitidos. Essa é uma diferença pequena para um setor que tem aproximadamente 50 mil trabalhadores nos canteiros de obra. Mesmo com a taxa de desemprego negativa no mês passado, o empresariado já demonstra uma melhor confiança no mercado, o que, com certeza, irá abrir mais novas vagas no setor da construção civil”, comentou Frank.

 

Serviços

 

Outro setor que vem amargando intensa baixa nos postos de trabalho é o de serviços, com menos 1.149 postos. No período foram registradas 3.340 contratações e 4.489 demissões. Os setores de serviço de comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviço técnico registraram 1.171 contratações e 1.285 demissões. Já os de alojamento, alimentação, reparação, manutenção com 1.164 novos contratados e 1.836 demitidos. No acumulado de janeiro a julho, todos os setores registram queda na geração de novos empregos.

 

Outros segmentos

 

Na indústria de material elétrico e de comunicações, houve 1.058 contratações e 613 demissões em julho, segundo o Caged, ficando ainda com um saldo positivo de 445 postos. A indústria do papel, papelão, editorial e gráfica registrou 339 demissões para 52 contratações.

 

Agência CDL 

 

 

 

 

Newsletter

Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015