Not?cias

voltar
16.07.2015

Desburocratizar: Necessidade para sobreviver

Compartilhe: WhatsApp

Atualmente, abrir uma empresa ou mantê-la enquadrada nos padrões de licenciamento para que ela funcione, tem se tornado um grande desafio para empresários, tendo em vista o alto número de documentos solicitados e, principalmente, a grande parcela de tempo perdido, aguardando a tramitação de todos estes documentos.


Isso acontece, porque cada empresa deve ter licenças com variadas datas de vencimento que a habilitem a exercer determinada função em um local previamente estabelecido, e com toda a segurança na estrutura e nos produtos ou serviços prestados ao consumidor.


O passo a passo para abertura de uma empresa varia de acordo com o estado ou município em que o estabelecimento irá funcionar. Inicialmente, para abrir uma empresa aqui em Manaus são necessários além da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e a definição do nome fantasia, o licenciamento em alguns órgãos como o da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Junta Comercial do Amazonas (Jucea), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Finanças (Semef), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e órgãos responsáveis pelo Meio Ambiente.

 

CDL reivindica medidas públicas contra burocracia

 

Devido a tanta burocracia e pensando em facilitar a vida do empreendedor amazonense, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) vem desde muito tempo agindo para que sejam tomadas medidas que diminuam este tempo de espera, e o vencimento destas licenças que, em sua maioria, têm de ser renovadas anualmente.


Em maio deste ano, por exemplo, o presidente da entidade, Ralph Baraúna Assayag, cobrou, em reunião com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto e os secretários das principais pastas do município, maior celeridade nos processos de emissão de licenças para a abertura de novos estabelecimentos comerciais, principalmente, neste período de crise que o Brasil enfrenta. 

 

Ação


No dia 12 de junho, Assayag entregou nas mãos do governador José Melo um documento colaborativo com sugestões de mudanças nos trâmites de licenciamento, que favorecem a classe lojista. 


No último dia 30 de junho, foi anunciada então pelo governador a aprovação de um pacote de leis que pretendem diminuir a burocracia para emissão destas licenças.

 

O presidente da CDL Manaus disse que, apesar das melhorias implantadas pela atual administração municipal, a burocracia ainda afeta negativamente empreendimentos de todos os tamanhos e segmentos. Segundo ele, a meta de 2015 é reduzir em 50% o índice de mortalidade das empresas por conta do processo burocrático.

 

(Leia a matéria na íntegra no Jornal O Lojista de Julho)

 

 

Ascom CDL

 

 

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora