26.05.2015

Para o Dia dos Namorados comércio espera movimentar vendas

O Dia dos Namorados será comemorado no dia 12 de junho, mas o comércio de Manaus já se prepara para atender aos clientes que se movimentam  para aumentar o fluxo nas lojas e as vendas nesta data. A expectativa é que mesmo com a recessão da economia, as vendas aumentem em relação ao mesmo período de 2014. A data é considerada a terceira melhor em vendas, só perde para o Natal e o Dia das Mães. Para atrair os consumidores, vitrines já exibem frases e desenhos que ilustram a data especial.

Na terceira data mais lucrativa no ano para o comércio varejista, a pesquisa de intenção de compras, referente ao Dia dos Namorados, estima arrecadação de R$ 46 milhões, com um ticket médio de compras de aproximadamente R$ 91,50.

O comércio se concentra nas tendências e nas novidades que cada segmento tem a oferecer. Além disso, as lojas investem em promoções e facilitam as formas de pagamento, tudo para agradar o gosto de cada cliente.  O comércio amazonense oferece  também diferentes opções de presentes que variam de confecções, perfumaria e calçados, até produtos eletrônicos. A data também movimenta o comércio das floriculturas. Alem das flores, cestas de café e jantares são os presentes mais lembrados.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, a data possui uma grande importância para o comércio, que vive das datas comemorativas. "Orientamos os lojistas e empresários locais a darem uma maior atenção para essa data porque acreditamos que ela pode vir a ser a quarta ou quinta mais importante", disse.

A pesquisa da CDL Manaus revela que 39% dos entrevistados pretendem comprar no comércio formal do Centro de Manaus, para “pechinchar”. Em segundo lugar vêm os shoppings, com 34,1%, seguidos  pelo comércio do bairro (22%) e uma pequena parcela destinada a livrarias, supermercados, internet e camelôs.

Entre as opções de presente, homens e mulheres diferem no gosto. Entre os entrevistados do gênero masculino, 17,6% têm a preferência em presentear aparelho de celular, 13% com perfumes ou similares, 12% com vestuário e 10,8% com joias e relógios.

As mulheres, no entanto, preferem presentear com peças de vestuário (27,2%), calçados (18,1%) perfumes (11,5%) e, por último com celulares (10,3%).

Mulheres pretendem presentear mais

Neste Dia dos Namorados, as mulheres estarão mais dispostas a presentear seus namorados. O número das que devem gastar na data, corresponde a 48,6% do total dos entrevistados, na parcela masculina, o número é um pouco menor: 46,4% deles pretendem presentear suas namoradas.

Com relação à pretensão de gastos, as estimativas apontam que a maioria dos consumidores (24,5%) pretendem dar presentes de R$ 81,00 até R$ 100,00.

Preferência pelo Centro

Os dados da Pesquisa de Intenção de Compras também revelam que mesmo com a popularização dos shoppings, a maioria dos consumidores estão dispostos a economizar comprando nos locais onde existem mais chances de pechinchas: no comércio formal. Chegam a 39% dos entrevistados os que pretendem comprar no comércio formal do Centro de Manaus. Em segundo lugar vêm os shoppings, com 34,1 %, seguidos pelo comércio do bairro (22%) e uma pequena parcela destinada a livrarias, supermercados, internet e camelôs.

Esses números demonstram que o comércio tradicional da cidade, ainda é muito forte, e, por isso, detém a preferência da maioria dos consumidores de Manaus. Outra característica é o papel que os shoppings têm desempenhado atualmente, evoluindo como centro comercial muito dinâmico.

Presentes

Shoppings preparam promoção

O Manauara Shopping lançou  a promoção “Amor nas Alturas”. A campanha sorteará quatro vales viagem, no valor de R$ 15 mil, cada. Para participar basta trocar notas fiscais que somem R$ 300, por um cupom. A promoção segue até o dia 14 de junho. As trocas poderão ser feitas até dia 15 de junho, no balcão de trocas localizado no piso Castanheiras.

O Shopping Ponta Negra promete oferecer aos casais a oportunidade de registrar o amor pelas lentes do fotógrafo Cacau Mangabeira, conhecido, dentre outros trabalhos, pelo portfólio da cantora Ivete Sangalo. A campanha “Comprou Ganhou” foi lançada no dia 28 de maio.

O Amazonas Shopping iniciou a sua promoção, com um encarte temático e de cuponagem contendo dicas de presentes e cupons de descontos.  Dentre as ofertas estavam descontos especiais, divulgação de lançamentos, bônus para a próxima compra em determinadas lojas, e brinde exclusivo para quem apresentar o cupom.

O Sumaúma Park Shopping permaneceu com a campanha “Dia das Mães e Namorados”, que sorteou quatro carros zero, um por semana. O superintendente do shopping, Carlos Affonso, disse que iniciativa inédita vai beneficiar consumidores e lojistas.

O Millennium Shopping também continuou com a campanha “Amor” (Dia das Mães e Namorados). O centro comercial sorteou  três vale-presentes no valor de R$ 10 mil, cada, para que o mesmo gaste como quiser no centro de compras.