⪧ NOSSA HISTORIA
  • Surgimento

A CDL Manaus  é uma entidade voltada para o desenvolvimento da atividade mercantil, através da prestação de serviço. Foi a primeira do Brasil a ser Certificada pela ISO 9001. Fundada no dia 11 de outubro de 1963, por um grupo de amigos lojistas que estavam preocupados com a evolução do comércio local. Um deles era Climilton de Abreu Braga, o idealizador e primeiro presidente da entidade. A primeira sede da CDL Manaus funcionava na Rua Marechal Deodoro, 22/2º andar, salas 202 e 204, com uma diretoria composta por oito membros: Belmiro Vianês, vice-presidente; Manuel Rodrigues, secretário; Mário Lopes, Tesoureiro; Hamilton Trigueiro, consultor Jurídico; José de Barros Oliveira, Relações Públicas; Jaques Veloso de Melo; Diretor Executivo e Junot Carlos Frederico, Secretário Executivo.

Vários foram os locais de funcionamento da CDL Manaus, salas alugadas, cedidas pelos sócios, um dos locais foi o antigo Edifício Lobrás, na Avenida Sete de Setembro. As constantes mudanças ocorriam devido às dificuldades financeiras.

Entretanto, com o passar dos tempos, os lojistas perceberam que as vendas eram realmente mais seguras, os clientes ficavam registrados e, consequentemente, temiam a negatividade de seus nomes na lista de restrição, e passavam a pagar com mais efetividade. Como consequência, o comércio foi se fortalecendo, o número de associados aumentou e com isso, a representatividade da entidade também.

Todavia, foi a partir do ano de 2000 que a entidade se tornou ainda mais forte, ganhando novos associados e novas ferramentas de serviços. Hoje, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, conta com aproximadamente 5 mil associados e disponibiliza uma gama de serviços com taxas diferenciadas.

A entidade tem como carro chefe o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que disponibiliza infinitas possibilidades para que os seus associados possam alavancar seus negócios através de ferramentas de prospecção; análise de crédito, cobrança e recuperação de crédito, entre outras.

A CDL Manaus é uma entidade de classe sem fins lucrativos, mas com larga representatividade entre os órgãos governamentais, tanto de nível federal, estadual e municipal, participa efetivamente da vida social e econômica da cidade visando o bem-estar de todos.

Com tantos serviços disponibilizados aos associados, com inúmeras ferramentas visando o sucesso do comércio lojista, atualmente CDL Manaus conta com três sedes distribuídas em pontos estratégicos de Manaus, com a finalidade de capacitar colaboradores não só para o comércio, mas, também para outros segmentos, conta com parcerias em segmentos como órgãos estaduais e municipais, além de setores de tecnologia e convênios de grande notoriedade.

Participa efetivamente de comitês, assembleias, reuniões oficiais e amistosas colaborando com parecer em projetos administrativos como foi o caso do Plano Piloto da Cidade de Manaus, através do Comitê de Desburocratização, criado e oficializado por decreto do então prefeito, Arthur Neto.  Além do assento no IMDU participativo com vez e voto, através de seu presidente, Ralph Assayag.

A entidade também idealizou a criação de uma plataforma de comunicação entre o Poder Judiciário e o SPC Brasil, que se chama SPC Jud, criada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), através desta ferramenta, os profissionais de justiça podem ter acesso ao banco dados do SPC Brasil, agilizando desta forma, o andamento dos processos judiciais com e menos burocracia.

Durante a pandemia mundial do novo coronavírus, a entidade participou ativamente de ações de combate à proliferação da Covid-19, com campanhas de conscientização e prevenção através de vídeos divulgados em emissora de televisão local, cartazes, o jornal da entidade, folders e redes sociais. Assim como a realização de diversas doações de cestas básicas, máscaras e álcool em gel 70%. Além da completa assistência aos seus colaboradores.

A CDL Manaus tem como presidente, Ralph Baraúna Assayag e conta com mais de 120 colaboradores capacitados, cerca de 5.000 associados, disponibiliza serviços com tecnologia de ponta, solucionando os mais diversos entraves de seus associados, em qualquer lugar do estado ou do País, com eficiência, tecnologia e segurança.