13.09.2023

IPHAN/AM reinaugura sede em cerimônia de posse da nova superintendente, Beatriz Calheiros

O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, esteve presente na manhã do dia 07 de agosto na cerimônia de reinauguração da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Amazonas. Durante o evento, ocorreu a posse de Beatriz Calheiros como a nova superintendente do Instituto no estado.

A solenidade contou com a participação do Presidente Nacional do IPHAN, Leandro Grass, Presidente do IPHAN, do Deputado Estadual Sinésio Campos, da ex-Senadora Vanessa Grazziotin, bem como de representantes do governo municipal, estadual e das comunidades locais, entre outras personalidades.

Localizada no Centro Histórico de Manaus, a sede da superintendência é tombada como Patrimônio Cultural pelo Iphan, o prédio data de fins do século XIX, edificado durante o ciclo da borracha, e é referência para a comunidade manauara. Construída em estilo eclético e composta por três pavimentos, a sede, que pertenceu a uma família portuguesa, possui um hall de entrada voltado para exposições e outros eventos do Iphan e da sociedade de maneira mais ampla.

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), é parte integrante das ações do Iphan-AM na reabilitação do centro histórico da capital, com trabalhos conjuntos de salvaguarda do patrimônio, desde projetos de revitalização até fiscalização, além de trabalho gerencial, interinstitucional e multidisciplinar, voltado para às comunidades e preservação dos monumentos tombados na capital do Estado.

“Esse lugar tem relação com a identidade amazônica, de valorização do patrimônio imaterial, do arqueológico, mas, acima de tudo, do nosso povo se ver, se ver na história, reconhecer aqui o nosso legado, tanto daqueles que trabalharam para desenvolver a nossa cultura quanto para garantir que futuras gerações possam valorizar a história do nosso Estado. O Iphan-AM tem o papel de ajudar nesse fomento, nessa valorização, e tem seus parceiros próximos, como o Implurb”, comentou Beatriz.