Not?cias

voltar
03.10.2022

Pesquisa de Intenção de Compras do Dia das Crianças aponta crescimento de 4% nas vendas para a data

Compartilhe: WhatsApp

O Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, é a terceira data mais importante do calendário do comércio porque impulsiona fortemente as vendas no segmento infantil. De acordo com a pesquisa de intenção de compras realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), em 2022, o volume de vendas do comércio varejista para esta data deverá registrar crescimento de 4% em relação ao ano passado, com ticket médio esperado de aproximadamente R$ 167 reais. A estimativa é que as vendas durante o período gerem uma receita bruta de mais de R$ 54 milhões.

 

O que pretendem comprar

De acordo com a entidade, 75% dos entrevistados pretendem ir às compras para presentear alguém no dia 12 de outubro. Neste ano, a boneca ficou em primeiro lugar com (18%) na preferência dos entrevistados. Videogames/jogos e tablet/notebook empataram e ficaram em segundo lugar com (14%) cada; em seguida vieram bicicleta e calçados, ambos com (8%); vestuário e carrinhos com (7%); bola/artigos esportivos com (6%); brinquedos educativos e patins com (4%); piscina e smartphones (3%).

Quem pretendem presentear?

Os dados também mostram que as pessoas pretendem presentear no Dia das Crianças. Filho (a) veio em primeiro lugar com (33%); seguido de sobrinho (a) (28%); enteado com (13%); afilhado (a) e neto (a) (8%); irmão (a) (7%) e filho (a) de amigo/parente (3%).

 

Quanto pretendem gastar com presentes?

Em relação ao valor que pretendem gastar, a estimativa é que (26%) gastem de R$ 100 a 200 reais; e (25%), de R$ 201 a 300 reais; (13%) de R$ 301 a 400 reais, (12%) até R$ 100 reais, (11%) acima de 1000, (7%) de R$ 401 até 500 e (6%) de R$ 501 até 1000.

 

Principais formas de pagamento

Quanto à forma de pagamento que será utilizada na hora de comprar os presentes, (30%) dos entrevistados informaram que pretendem pagar no cartão de crédito; (29%) no dinheiro; (14%) cartão de débito; (11%) parcelado no cartão da loja; (7%) no pix; (6%) no crediário da loja e (2%) querem pagar à vista no cartão de crédito.

 

Renda familiar dos entrevistados

A maioria dos participantes (52%), da pesquisa possuem renda familiar de R$1.213,00 a R$2.500,00; (23%), de R$ R$2.501,00 a R$ 3.500,00; (19%) até R$ 1.212,00; (5%) de R$3.501,00 a R$ 4.500,00 e (1%) possuem renda acima de R$ 4.501,00

 

  

Fatores que influenciam na hora da compra

Os entrevistados também informaram os fatores que influenciam para escolha do local da compra do presente, (41%) verificam o preço; (13%) qualidade dos produtos; (12%) atendimento; (9%) verificam promoções e/ou descontos; (7%) variedade de produtos; (5%) a facilidade de pagamento; (4%) marcas e estacionamento; (3%) localização e (2%) comodidade.

 

Locais onde pretendem realizar as compras

O centro da cidade (45%) e os shoppings centers (39%) foram os principais locais escolhidos para as compras dos presentes, seguido do comércio de bairro (9%); internet (6%) e supermercados (1%).

 

A pesquisa foi realizada via Google Formulários, aplicado através de e-mail marketing e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 19 a 23 de setembro, e contou com a participação de mais de 1.130 pessoas da zona urbana de Manaus, entre homens e mulheres maiores de 18 anos.

Clique aqui para visualizar a pesquisa: 

https://drive.google.com/file/d/1NUXKtsB5ay_vbiENeDuOgnWjVza3o1CG/view?usp=sharing

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais