22.06.2021

Presidente da Aleam participa de reunião com empresário, na CDL Manaus

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade (PV), participou na tarde de terça-feira (24), de uma reunião com as diretorias da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-AM) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Manaus). O evento contou com a participação do deputado Adjuto Afonso (PDT), 3° vice-presidente da Aleam; deputado delegado Péricles (PSL), secretário-geral e da deputada Therezinha Ruiz (PSDB), corregedora.

A reunião foi presidida pelo presidente da CDL Manaus Ralph Assayag, que em seu discurso agradeceu a presença dos convidados. “Acredito que essa sua vinda aqui une mais gente, pensando exatamente em cima do povo e das pessoas mais necessitadas que a gente precisa estar ajudando, nós fazemos o emprego, sem emprego o governo não consegue trabalhar porque não consegue gerar e Assembleia, a Câmara todos precisam gerar empregos”, reforçou Assayag.

Por sua vez, o presidente da FCDL-AM, Ezra Benzion Manoa, destacou o abandono e o sofrimento que os interiores estão passando. “Nós estamos em todos os municípios com as CDL’s em modo presencial ou em modo MDL e cada município desse é um sofrimento sem fim, lá não existe perspectivas, no interior tem pessoas boas que querem crescer, mas não tem atrativo para empresas ficarem por lá para gerarem empregos. Eu vejo muita coisa voltada para capital e para o interior só dando esmola a assembleia tem que olhar com carinho para interior”, destacou Benzion.

Na ocasião, o presidente da ALEAM, deputado Roberto Cidade, destacou a importância dos diálogos entre os representantes de entidades de classe e o poder legislativo. “É extremamente importante que o legislativo participe de reuniões com os representantes da classe lojista, a CDL Manaus está de parabéns pois é um setor privado que ajuda a aquecer a economia. Eu darei todo o suporte necessário para que o setor privado se desenvolva no estado do Amazonas enquanto eu estiver a frente da Assembleia a gente sempre terá esse diálogo com a CDL”, disse o deputado.

A deputada Therezinha Ruiz destacou a parceria firmada com Cetam para levar qualificação para o interior. “É de suma importância conscientizarmos o governo de que o Amazonas não é só Manaus, temos de redistribuir as condições de viver para que o nosso interior também tenha a garantia de ter uma cidade próspera, de pessoas que tenham capacidade de se desenvolver. E isso tudo vai depender da assembleia, do governo e da experiência de todos vocês”, concluiu.

Já o deputado, delegado Péricles destacou que irá junto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), embargar projetos de leis que podem prejudicar o estado. “É preciso revogar aquelas leis que não contribuem para o desenvolvimento do estado, temos muitas leis que prejudicam o desenvolvimento”, informou o Péricles. O deputado completou ainda que o poder público tem que ser facilitador para quem gera emprego e renda.

As altas taxas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), leis e licenciamento ambiental foram algumas das pautas discutidas na reunião.

“Vamos trazer esse debate para dentro da Assembleia, porque as leis podem realmente atender às necessidades daquele investidor. Temos é que explorar o potencial aqui para identificar a vocação econômica de cada região, como por exemplo, onde tem minério, onde tem pecuária forte, onde tem agricultura”, reforçou o parlamentar.