28.04.2017

Marketing e inovação são temas debatidos pela CDL Jovem na CAEI

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL Jovem Manaus) esteve presente em um dos maiores encontros de conhecimento, networking e negócios realizado em Manaus, a 1ª Conferência Amazônica de Empreendedorismo e Inovação (CAEI), que ocorreu nos dias 25 e 26 de abril, no Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul de Manaus.

O evento faz parte da Semana Amazonense de Criatividade e Inovação (Saci) e contou com 16 palestras e dois painéis com a participação de nomes como Rodrigo Cartacho, fundador da Sympla, a maior plataforma digital de eventos do Brasil, e Arilo Cláudio Dias Neto, CTO do Méliuz, empresa de cupom de descontos em lojas online e escolhida como a Startup do ano de 2016.

Entre os grandes nomes que participaram desta edição do evento, esteve o ex-coordenador da CDL Jovem Manaus, José Benchimol, debatendo assuntos referentes a novas oportunidades de negócios no painel “Como Criar Comunidades de Inovação?”, e do vice coordenador da entidade, Luiz Eduardo Leal, proferindo o mini curso com tema "Marketing Digital para Novos Negócios".

O tema “Como Criar Comunidades de Inovação?”, apresentou ao público empreendedor, as oportunidades para criar novos negócios; as mudanças de conceitos; análise de resultados e diversos assuntos deste segmento. José Benchimol, destacou a atuação das universidades na formação do estudante quanto aos conceitos empreendedores. “O que a universidade pode fazer de melhor para contribuir para o sistema de inovação no ecossistema, é ser uma boa universidade, no ponto de vista de formar bons profissionais. Um ensino sólido que oriente as pessoas a pensarem no que precisamos no país”, disse.

“A universidade ainda está muito longe do mercado, o ensino defasado contribui para tal situação. Infelizmente, a didática ainda é muito regulada. É muito difícil as empresas acompanharem o mercado que está evoluindo constantemente, para as academias o grau é bem pior, no entanto, os estudantes têm que buscar algo fora dali para ter sucesso no empreendedorismo”, comentou Benchimol, dizendo que o empreendedorismo deve vir de forma transversal nas disciplinas escolares, embora os entraves sejam obstáculos a serem superados pelos estudantes que querem um ensino de qualidade.

O vice coordenador da CDL Jovem Manaus, Luiz Eduardo Leal, que ministrou o curso com o tema "Marketing Digital para novos negócios", apresentou diversas estratégias para impulsionar os negócios, além de dicas de ferramentas que possibilitam o empreendedor a conhecer e fidelizar seu público-alvo.

Segundo Leal, os empresários querem o retorno do investimento em Marketing Digital e Redes Sociais e para isso as estratégias têm que ser para vendas. “Criar um relacionamento com o cliente, é uma das formas essenciais para vender. Já que o cliente está presente no digital, a empresa precisa estar onde o cliente passa mais tempo”, afirmou.

“Essas estratégias devem ser acompanhadas de investimento, e por isso devemos saber onde e como investir para vender mais usando o Marketing Digital”, finalizou.

A CDL Jovem Manaus participou com um stand divulgando produtos e serviços da CDL Manaus e SPC Brasil, como consultas, cadastro positivo, certificação digital e um leque de oportunidades disponíveis à classe empresarial lojista.

A CAEI foi idealizada e organizada pela agência Comunidados e pela FabriQ Aceleradora e parceiros. Daniel Goettenauer, um dos membros da comissão organizadora, falou sobre o sucesso da Conferência. “Ficamos satisfeitos com o grande número de pessoas que comparecem durante a programação, pois entendemos que essa oportunidade é aberta para todos os públicos, não só para quem é empreendedor ou da área de empreendedorismo, mas para quem se interessa por eventos, viagens, gastronomia e sustentabilidade. Além disso, a Conferência disponibilizou aos interessados curtir um happy hour, fazer networking, fechar bons negócios e encontrar incentivo para abrir o seu próprio negócio”, frisou Goettenauer.